A nossa História "100 Anos"

24-07-2012 08:43

Conheça a nossa História, com quase "99 ANOS"

A Associação foi funda em 20 de Outubro de 1913, por um grupo de cidadãos da época.

A ideia da sua fundação nasceu de uma comissão de rapazes que faziam parte de um antigo clube chamado " CLUBE de CLASSES REUNIDAS", isto após ter-se dado aqui um incêndio de certo vulto na serração de madeiras do Sr. António Pereira (serrador), por volta de 1913.

Para tal fim a referida comissão levou a efeito umas festas, receitas, peditórios, etc., para angariar fundos pelos quais efectou a compra de uma bomba braçal, (existente actualmente) alguns metros de mangueira e duas agulhetas, cujo material foi arrecadado numa dependência do quintal do Sr. Augusto Rocha Soares.

/album/museu/motob-manual-jpg/

Em seguida elaboraram os respectivos estatutos com data de 20 de Outubro de 1913, assinados pela comissão composta dos seguintes Srs:

Luis Abilio da Silva, António Jacinto Costa, Carlos Soares, José da Silva Reis, José André Coelho, Francisco Duarte, António Augusto Lucio Carretas, Boaventura Pereira Gonçalves, António Pereira do Ó,  Jorge Andrev, António Pedro Franco, Inacio Pereira Gonçalves, José Pereira do Ó, José Maria Rosa, António Manuel Freire de Andrade, Joaquim Dias da Silva, Jacinto Augusto Durães e João Caleya

Sendo aprovados pelo Sr, Governador Civil de Lisboa, em 21 de Maio de 1915.

Foram interrompidas as démarches para a conclusão da ideia pelo periodo aproximado de três anos por não haver na Terra pessoa com conhecimentos de assuntos de bombeiros.

Em 1916 apareceu em Santiago do Cacem o Sr. Frederico Pires Lopes, como chefe da Fiscalização de Impostos.

Ventilou-se que este Sr.  alguns conhecimentos tinha do referido assunto, por ter sido bombeiro graduado numa das corporações de Lisboa  e ter criado a Corporação de Loures.

Logo que houve conhecimento da veracidade destes factos, foi o Sr. Pires Lopes entrevistado pela dita Comissão que lhe expôs a ideia formulada, á qual ele, da melhor vontade e prontidão, a ela se associou.

À custa de muito trabalho e sacrificio conseguiu o Sr. Pires Lopes organizar a Corporação, pondo-se á sua frente como 1º Comandante dando seus subordinados que fizeram o seu alistamento em 17 de Fevereiro de 1918, os indispensáveis exercicios e prestaram os seus exames a 7 de Julho de 1918.

Organizou os respectivos quadro de pessoal com as seguintes categorias:

"Continuação"